O que é a norma ABNT NBR 11785?

O que é a norma NBR 11785

O que é a norma ABNT NBR 11785?

A norma ABNT NBR 11785 estabelece os requisitos mínimos e as exigências quanto à fabricação, resistência e funcionamento de barras antipânico destinadas a saídas de emergência. Essa norma foi criada com o objetivo de garantir a segurança das pessoas, permitindo que elas possam sair rapidamente de um edifício através de portas de fácil acesso e operação. 

De acordo com a norma NBR 11785, as barras antipânico podem ser diferentes com base no modo de acionamento e na disposição do travamento. 

Todas as barras antipânico devem possuir uma barra acionadora fixada horizontalmente na face da folha, cujo acionamento, em qualquer ponto de seu comprimento, libera a folha da porta de sua posição de travamento, no sentido de abertura. 

Quanto ao sistema de travamento, podem ser horizontais, verticais ou horizontais e verticais. As barras antipânico de travamento horizontal são travadas no lado da dobradiça da porta, enquanto as barras antipânico de travamento vertical são travadas no topo e na base da porta. As barras antipânico de travamento horizontal e vertical são travadas tanto no lado da dobradiça quanto no topo e na base da porta. 

Outro ponto importante da norma é que os materiais constituintes da barra antipânico devem ser metálicos. Os componentes da barra antipânico devem apresentar acabamentos que resistam à corrosão, submetidos ao ensaio de névoa salina (Teste de salinidade). 

É necessário que esteja marcado na barra, de forma legível e indelével, a sigla ou marca do fabricante. 

As barras antipânico também são classificadas de acordo com sua aplicação e uso. As barras antipânico da classe C são destinadas ao uso regular em portas de saída de emergência que não precisam oferecer proteção contra o fogo. 

As barras antipânico da classe F são projetadas para uso em portas corta-fogo de saída de emergência e atendem a requisitos específicos de resistência ao fogo. 

As barras antipânico da classe H são destinadas a aplicações de alta frequência de uso em portas de saída de emergência e oferecem requisitos adicionais de resistência.

 As barras antipânico devem ser instaladas em portas de saída de emergência no sentido de fuga. É importante usar a barra antipânico adequada de acordo com sua classificação e instalá-la corretamente para garantir que ela funcione corretamente em caso de emergência. 

Todas as Barras Antipânico DORMETAL possuem classificação "CLASSE F" e "CLASSE H" e são fabricadas seguindo rigorosamente as exigências da norma NBR 11785/2018. 

O teste de fogo (Classe F) permite que as barras sejam utilizadas em portas Corta-Fogo, diferente de barras comuns que não possuem essa classificação. 

O teste de 400 mil ciclos (Classe H) garante a instalação em ambientes de alto movimento. 

Voltar

Entre em contato para maiores informações

Solicite um orçamento personalizado para as suas necessidades